segunda-feira, 27 de maio de 2019

RECEITA: TEMPERO FEITO EM CASA


Ter em casa alimentos e temperos que facilitam o dia corrido da gente é bom demais. As crianças adoram, o marido não reclama do trabalho e você garante uma comidinha bem saborosa!
Que a minha mãe é uma cozinheira de mão cheia não é novidade. E os meninos passam muito bem quando ela está por aqui. Tanto que eu sempre peço uma reserva técnica de várias coisas: sopa das crianças, caldo verde pro marido, quibe assado feito em casa… e um pote de tempero fresquinho que ela faz bem como ninguém.

Esse temperinho é uma mão na roda. Como é o marido que faz o jantar as vezes, eu tento deixar tudo mais ou menos organizado. Afinal são dois, na correria do dia a dia, pra arrumar casa, cuidar da horta, cuidas dos meu bichinhos.

Mas às vezes essa ajudinha não dá certo e ele se vira com o que tem na geladeira. É aí que entram os facilitadores da cozinha moderna: carne já cortada e separada em porções (vem assim direto do açougue), feijão congelado (não coloco tempero nenhum) e macarrão pronto (também sem tempero, mas já cozido). Para beber: suco integral de uva ou maçã (é só diluir com um pouco de água).

É nessa hora que entra esse temperinho da mamãe.

Se for fazer um molho de tomate: coloca o tempero pronto

Franguinho grelhado: dá sabor com o tempero pronto

Feijão:
usa o tempero pronto.

Sucesso total.

E hoje eu vou dividir com vocês a receita que é sucesso de crítica e público.

Testa em casa e depois me conta!


Para 500g de tempero fresco:

6 dentes de alho,

2 cebolas médias,

2 tomates sem caroços,

1 pimentão verde, vermelho ou amarelo,

coentro, cebolinha, salsa e hortelã (tipo a metade dos ramos que formam os feixes).

“Eu não coloco sal, nem pimenta, nem azeite e nem vinagre. porque aí você usa para temperar carnes, feijão, frangos, salada e o que precisar.”

Falou tá falado!

“A pimenta fica a gosto…nunca coloco por causa das crianças.”

Mas lá em casa a gente gosta, sempre acrescentamos!

Como fazer:


Bater no liquidificador no modo picar.

Colocar “dois dedos” de água de um copo americano para ficar bem grossinho.

Guardar em pote de vidro na geladeira.

Dica para conservar: eu vi esses dias no programa da Ana Maria Braga uma dica interessante: quando colocar o tempero no pote, cubra com o azeite (mais ou menos um dedo). Não misture. Ele fará uma camada e preservará o tempero longe do ar, assim ele não oxida nem estraga e pode durar um mês!

Beijos, da Mamãe Beatriz😘


Cadastre-se no Blog Vida e Família Top para receber nossos posts e novidades!

0 comentários:

Postar um comentário