quinta-feira, 6 de junho de 2019

VÍDEO CURTINHO MOSTRA EXATAMENTE COMO UM RELACIONAMENTO ABUSIVO SE DESENVOLVE



Tem momentos que tudo parece flores... mas não dura muito tempo.


Muitas pessoas estão em relacionamentos abusivos sem nem perceber. Abuso emocional muitas vezes não é detectado facilmente. Existem algumas formas de ser abusivo em um relacionamento, entre elas estão os abusos físicos, emocionais e sexuais.

“Diferente do abuso físico e sexual, há uma sutileza no abuso emocional”, diz Lisa Ferentz, uma funcionária licenciada e educadora especializada em trauma, ao HuffingtonPost. “É bem mais confuso para as vítimas, porque tipicamente envolve atitudes que podem ser vistas como ‘atenciosas.'”

No início do vídeo pode-se ver que o abusador parece ser bastante romântico e gentil. E é exatamente isso que eles fazem no começo do relacionamento. A educadora, Ferentz, diz que essa é a parte do “grooming process” (processo de preparação, em tradução livre).

“Fazendo assim, eles conseguem ganhar a confiança de suas vítimas, que as fazem então vulneráveis para um abusivo subsequente”, explica Ferentz.

Abuso emocional é uma forma de tentar controlar o outro, mas nem toda discussão de casal é um abuso. Tente diferenciar as coisas. O abusador usa das emoções para conseguir o que ele quer no relacionamento.


O abusador normalmente distorce a realidade, querendo fazer com que a vítima tenha uma percepção errada de como são as coisas. A psicoterapeuta, Carol A. Lambert, explicou ao Huffington Post que abusadores normalmente dizem coisas como: “Você não está lembrando corretamente”, “Eu nunca disse isso” ou “Eu nunca fiz isso.”

“Eles podem fazer com que pareça que você não esteja pensando corretamente ou que você está vendo as coisas da forma errada, sendo que você não está. Porque essas atitudes podem trazer a autodúvida, você é mais capaz de acreditar nas distorções do seu parceiro. Com o tempo, a autodúvida faz com que você perca confiança na sua própria percepção e julgamento, fazendo com que você fique mais vulnerável ainda”, explica.

De acordo com a terapeuta, Andrea Matthews, ao Psychology Today, estes são alguns outros sinais do abuso emocional:

  • Críticas constantes ou tentativas de manipular e controlar
  • Tirar sarro e colocar a culpa com sarcasmo hostil ou insultos verbais
  • Fazer brincadeiras para diminuir o parceiro
  • Abuso verbal e apelidos maldosos
  • Privar o outro de carinho
  • Punições e ameaças de punições
  • Recusar ter uma comunicação com o parceiro
  • Isolar o parceiro do convívio familiar e de amigos
  • Querer saber onde e com quem o parceiro está o tempo todo
  • A vítima sente que está pisando em ovos para não irritar o abusador
Segundo a terapeuta Matthews, o abuso emocional segue um padrão. Assim que a vítima percebe que está sofrendo abuso emocional e começa a pensar em deixá-lo, o abusador de repente se tornará romântico e pedirá perdão. O abusador fará de tudo para reconquistá-la. Ele será o namorado ou marido perfeito para assim ganhar a confiança dela novamente e fazer com que o abuso que ela tinha percebido antes, se torne falso. Mas assim que ela volta a confiar e acreditar nele, ele volta para os mesmos padrões abusivos. Lembrando que o abusador pode ser tanto o homem quanto a mulher da relação.

Não confunda amor com abuso

O vídeo mostra um rapaz cheio de si e bastante egocêntrico, mas até certo ponto, ele não estava maltratando sua nova namorada. Ele era atencioso, conseguiu bichinhos de pelúcia para ela, era romântico ao mandar mensagens carinhosas pela manhã e trazia flores.


Geralmente acreditamos que quem permanece em um relacionamento ruim e destrutivo é por que quer. Mas nem sempre isso é verdade. Em determinadas situações, a pessoa não consegue sair sozinha .Você pode obter ajuda na terapia, em cursos de inteligência emocional, no coaching e em uma espiritualidade saudável.

O que quero deixar como aprendizado é, se respeite, se ame e se cuide. Ninguém fará isso por você, se isso já não for um hábito seu! É difícil recomeçar a vida sozinha, mas não é impossível e é até gratificante empoderar a si mesmo.

Encerro com uma frase e uma pergunta de reflexão:

“Se amar é ter coragem de dizer chega”
Até quando você vai se submeter a isso?

Beijos, da Mamãe Beatriz😘

Cadastre-se no Blog Vida e Família Top para receber nossos posts e novidades!

0 comentários:

Postar um comentário