quinta-feira, 13 de junho de 2019

CHANTAGEM EMOCIONAL: VOCÊ FAZ E PREJUDICA MUITO SEU FILHO COM ISSO!


Chantagem emocional é uma das coisas que as mães mais usam para controlar os filhos, mesmo sem saber. O problema é o mal que isso faz para eles. Veja aqui se esse é o seu caso!


A chantagem emocional é uma das armas mais usadas pelas mães para manipular as crianças a obedecer. Do jeito que eu estou escrevendo, parece tudo um plano mirabolante e pré-calculado de mães más ou desesperadas. Mas não é!

Todas nós mães fazemos isso e muitas sem perceber. O problema é que a chantagem emocional é um impulso natural. A ideia é simples. Ao invés de ter que dizer “não” e deixar seu filho triste, a mãe prefere deixa-lo com pena dela para que ele se sinta obrigado a obedecer. Porém, que faz muito mal para as crianças e para todas as pessoas que sofrem esse tipo de manipulação. Mas o que é chantagem emocional? Será que você faz? Como evitar? Quais são as consequências?

O que é chantagem emocional?


Def:. Chantagem emocional é o ato de usar os sentimentos, simpatia e gentileza das pessoas para conseguir que elas sintam ou façam algo especifico.

Bom, essa acima é a definição de chantagem emocional, porém, no dia a dia é uma atitude quase que imperceptível da mãe ou da criança mesmo. Vou dar alguns exemplos:

“Filho se você se machucar eu vou ficar muito triste”

“Filho se você fizer isso eu vou ficar triste…”

“Filha não faz isso que o moço vai ficar bravo”

“Mãe se você não me der refrigerante eu não vou comer e vou ficar com fome”

“Mãe se você sair para trabalhar eu vou ficar aqui sozinho e triste e nunca mais vou te perdoar”

Claro, que esses são só alguns exemplos. Mas como vocês podem ver, a chantagem emocional está no nosso dia a dia e pode ser usada tanto pelos pais como pelas crianças. Um jeito fácil de identificar é perceber se você está dando motivo para o seu filho fazer alguma coisa que não seja relacionado a ele, e sim a você.

Claro, que esses são só alguns exemplos.
Mas como vocês podem ver, a chantagem emocional está no nosso dia a dia e pode ser usada tanto pelos pais como pelas crianças. Um jeito fácil de identificar é perceber se você está dando motivo para o seu filho fazer alguma coisa que não seja relacionado a ele, e sim a você.


Por que fazemos chantagem emocional?

Tudo está relacionado a insegurança. Muitas mãe tem medo de magoar os filhos dizendo um “não” ou são inseguras de que obedecer você só por que você ser mãe dele, não é o suficiente. No fim, você prefere fazê-lo obedecer usando a pena, por exemplo.

O raciocínio é: ao invés de deixá-lo triste por dizer “não”. Vou dizer que se ele fizer alguma coisa errada, eu vou ficar triste. Assim, meu filho se sentirá mal e portanto se sentirá na obrigação de fazer o que eu quero para noa me magoar

Outra motivo para recorrer a chantagem emocional é mais prático. Dizer não para um criança é difícil. Inevitavelmente um birra vai ocorrer ou pelo menos algum tempo de negociação. Ou seja, é difícil ver seu filho triste por sua causa e dá trabalho. A chantagem emocional é um jeito mais fácil de lidar com as situação já que você força que seu filho “escolher” a atitude que você deseja.


Até agora a chantagem emocional não parece ser algo tão ruim assim não é mesmo? Pelos exemplos é algo muito corriqueiro e é uma forma prática de convencer seu filho a não fazer uma birra ou a não te desobedecer. O problema é que esse tipo de recurso tem as seguintes consequências para a vítima:

  • Sentimento de culpa perpetuo
  • Insegurança
  • Bullying
  • Tristeza
  • Sentimento de prisão
  • Preocupação
  • Baixa auto estima
  • Falta de discernimento sobre seus sentimentos
  • E por fim a ruína do relacionamento entre a vítima e o manipulador

Por que isso tudo acontece por causa da chantagem emocional?

Veja quando você usa a chantagem emocional em uma criança pequena, uma criança que ainda não sabe discernir seus sentimentos, ela fica perdida. Se sente frustrada e brava por que você a proibiu de algo mas sente pena por deixar você triste. Ou seja, ela se sente culpada de ficar brava e tudo vira uma bagunça de sentimentos na sua cabeça, que ela não consegue discernir.




Você tira a sua opção de escolha, o que a deixa se sentindo presa sem opção e insegura das suas decisões. Tudo isso leva a baixa da auto estima e por fim crianças com baixa auto estima – mesmo os adultos- são as melhores vitimas para o bullying.

Uau! Olha tudo que uma frase besta como: “Filha usa esse vestido para a mamãe ficar feliz” pode causar! Eu sei que conforme eu escrevo parece ser besteira e dramalhão sem fim. Mas pense que esse tipo de coisa quando feito e usado sistematicamente, fazem com que a criança arraste cada uma dessas situação pelo resto da vida.

Ou seja, daqui a trinta anos antes do seu filho vai ser inseguro nas suas decisões, vai se sentir culpado e ele tende a ser uma pessoa extremamente fácil de ser manipulada. Afinal, como ele foi educado. Manipulado a tudo: uso de drogas, fazer coisas que não quer, que não se sente bem, a ser usado e etc…


Como parar de fazer chantagem emocional?

Em primeiro lugar, entenda que você como mãe tem a obrigação não só de cuidar, alimentar e amar seu filho. Mas, de prepará-lo para a vida. Você deve fazer dele uma pessoa forte, de carácter e com uma auto estima saudável. Só assim ele terá uma vida feliz e emocionalmente estável.

Portanto, para parar com a chantagem emocional você deve em primeiro lugar se comprometer com isso. Diga “não”, por que não. Ou se você sentir a necessidade de justificar o por que algo é proibido (como eu sempre sinto) explique o motivo, deixando claro que é para o bem dele e não por você.

Então, se seu filho quiser se jogar do balanço por exemplo diga:

“Filho, não se joga daí por que você vai cair e se machucar. Você vai sentir dor e você vai chorar” E não: “Filho, não se jogue daí por que eu vou ficar triste” ou “Não se jogue daí por que o moço não deixa”

Ele precisa entender, que você esta falando para o bem dele e não para o seu. Mesmo, por que se você não estiver presente você não vai ficar triste, certo? Então, quando você não estiver presente ele pode se jogar? E quando o moço não estiver olhando?

O foco deve ser sempre seu filho e mais ninguém.

Resumindo, esse é um dos assuntos mais importantes sobre como educar uma criança e pode fazer a diferença entre um relacionamento saudável ou não com seu filho daqui a trinta anos. Deixem seus comentário as aqui embaixo me dizendo se gostaram. Dessa forma, me guio por eles e vou atrás desse tipo de pauta ou não.

Beijos, da Mamãe Beatriz😘

Cadastre-se no Blog Vida e Família Top para receber nossos posts e novidades!

0 comentários:

Postar um comentário