quarta-feira, 29 de maio de 2019

NASCIMENTO DOS DENTES DO BEBÊ: APRENDA CUIDADOS E DICAS PARA ALIVIAR OS INCÔMODOS



Olá meninas! O nascimento dos dentes de leite é uma preocupação de todas nós mamães (e papais), principalmente porque durante a erupção dos primeiros dentinhos é comum o bebê se sentir incomodado com a coceira na gengiva e, consequentemente, ficar mais irritado. Lembro bem dessa fase!

Se você está com um bebê em casa provavelmente tem algumas dúvidas sobre a primeira dentição do seu pequeno, por isso, achei legal dividir com vocês essas informações que a pediatra e neonatologista Lisiane Dresch, especialista do assunto, escreveu sobre o tema.

Olha que curioso!

  • Em média, os primeiros dentes costumam aparecer a partir dos 6 meses, mas isso pode variar entre os bebês. No entanto, se os primeiros dentinhos não surgirem até os 18 meses é importante levar o bebê para uma avaliação com o odontopediatra!
  • No total, os bebês terão 20 dentes de leite que devem surgir até os 3 anos de idade.
  • Não existe cientificamente nada comprovado que o dente possa causar febre, diarreia ou aumento da salivação. Esses sintomas podem ocorrer também nesse período por outras causas.

Como cuidar

  • A coceira e o desconforto na gengiva durante o período de erupção dos dentes podem ser amenizados com uso de mordedores, especialmente os que vão à geladeira. Alguns especialistas também podem prescrever medicamentos tópicos ou fitoterápicos.
  • A higiene bucal deve ser iniciada, obrigatoriamente, quando o primeiro dente aponta. Nesse caso, você pode usar uma escova macia com creme dental especial para bebês, ou seja, com flúor em proporções recomendáveis e quantidade proporcional a um grão de arroz (converse com o seu odontopediatra).
  • As dedeiras de silicone são usadas para massagear a gengiva, mas não servem para higienização dos dentes.
  • Procure um odontopediatra para a primeira consulta assim que nascer o primeiro dentinho ou com 12 meses se ainda não tiver surgido nenhum.

O que não é legal

  • O uso de chupetas e mamadeiras pode prejudicar a dentição se forem utilizados de forma prolongada. Fique atenta!
  • Evite oferecer doces ao bebê antes dos 2 anos de idade. Dessa forma, seu filho poderá ter uma dentição mais saudável.

Vale lembrar que é importante consultar um odontopediatra sempre que surgir alguma dúvida sobre o nascimento dos dentes, além de manter visitas regulares a cada seis meses.

Aqui em casa, fazemos esse acompanhamento desde o surgimento dos primeiros dentes do José Gabriel, aos seis meses, e felizmente até agora ele não teve nenhum problema com a saúde bucal (ufa!!!).

Espero que as dicas da pediatra Lisiane sejam úteis e te ajudem a cuidar ainda melhor do seu bebê!

Beijos, da Mamãe Beatriz 😘

0 comentários:

Postar um comentário