segunda-feira, 27 de maio de 2019

MULHERES MADURAS


Após os 50 anos, os ovários param definitivamente de trabalhar, interrompendo a menstruação. É uma fase difícil, uma verdadeira batalha, mas é possível sair vencedora dessa luta.


Assim que chega ao período de pré-menopausa, por volta dos 47 anos, o corpo da mulher começa a se preparar para deixar de produzir os hormônios femininos. É aí que ela passa a sentir os efeitos da mudança de comportamento dessas substâncias. Após os 50 anos, os ovários param definitivamente de trabalhar, interrompendo a menstruação. É uma fase difícil, uma verdadeira batalha, mas é possível sair vencedora dessa luta.

O que fazer na Pré-menopausa:

1) Conversar com o seu médico sobre a possibilidade de iniciar a Terapia de Reposição Hormonal, que consiste em repor os hormônios que os ovários deixam de fabricar.

2) Praticar uma atividade física. Isso ajuda a liberar endorfina, que proporciona bem-estar. E mais: exercícios são excelentes para fortalecer os ossos.

3) Fazer peelings com ácido retinóico ou aplicações de injeção de colágeno na pele para disfarçar as rugas e dar viço. Mas sempre sob a supervisão de um especialista.

4) Caso seja necessário, usar shampoos que dão volume aos cabelos, já que tendem a se tornar mais finos.

O que fazer na Menopausa


1) Manter uma alimentação rica em verduras, grãos, vegetais e cálcio, e pobre em gordura de origem animal.

2) Praticar atividade física para fortificar os músculos.

3) Procurar um dermatologista, pois os tratamentos com ácidos continuam indicados para clarear e afinar a pele.

4) Buscar ajuda psicológica, quando necessário, para resolver questões emocionais que envolvem a fase.

Alimentos que podem ser aliados na hora da menopausa


Você torce o nariz para o assunto “reposição hormonal”, mas já sente os efeitos da queda de hormônios no organismo? Talvez seja o momento de aderir a substâncias naturais que já apresentaram evidências de efeitos benéficos para a saúde. Mas, lembre-se: antes de fazer qualquer opção, busque orientação médica.

Soja: possui isoflavona, possível agente protetor contra os tumores dependentes de hormônios. Também pode aliviar os sintomas decorrentes da falta do estrogênio, como calores pelo corpo e insônia.

Alcaçuz: há possíveis evidências de seu efeito anti-inflamatório e inibidor de células tumorais.

Linhaça: rica em ômega 3, ao fazer parte de uma dieta equilibrada, ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo.

Leia também:


Beijos, da Mamãe Beatriz😘


Cadastre-se no Blog Vida e Família Top para receber nossos posts e novidades!

0 comentários:

Postar um comentário